A primavera começou neste domingo, 22 de setembro, às 9h44.
A primavera começou neste domingo, 22 de setembro, às 9h44, e deve trazer chuvas regulares, melhorando a qualidade do ar. Apesar de iniciar com calor intenso e ondas de calor na primeira quinzena de outubro, as temperaturas tendem a se normalizar ao longo da estação, que vai até 21 de dezembro.
Segundo Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, a primavera será uma transição de um clima mais seco e quente para um cenário mais ameno e úmido. Inicialmente, as temperaturas ficarão acima da média, mas gradualmente se aproximarão dos padrões normais.
De acordo com o meteorologista, é improvável que ocorram grandes ondas de calor em novembro e dezembro, ao contrário do que aconteceu em 2023. O Centro-Norte e partes de São Paulo, Paraná e Minas Gerais devem registrar temperaturas acima da média entre outubro e novembro. Em dezembro, no entanto, as temperaturas devem se aproximar da normalidade, apresentando um cenário bem diferente do observado no ano anterior.
A previsão para a primavera indica um retorno das chuvas regulares em várias partes do Brasil. Esse fenômeno deve ajudar a limitar as ondas de calor, que devem se concentrar no Centro-Norte, especialmente em áreas como Pará, Tocantins, parte do Nordeste e norte de Goiás, também em novembro.
Vinicius Lucyrio destaca que, ao contrário do ano passado, as chuvas devem voltar de forma mais antecipada, já em novembro, com volumes superiores à média em várias áreas do Centro-Sul. No Norte, a chuva deve demorar mais para retornar e os acumulados podem ser mais modestos.
Dezembro deve trazer pancadas típicas de verão, mas a região Sul poderá apresentar condições um pouco mais secas, influenciada pelo fenômeno La Niña.
Fonte:G1
Comments