Crescimento desordenado e falta de planejamento: o impacto da indústria automotiva e da carência de infraestrutura no trânsito urbano
Atualizado: 15 de out. de 2024
O rápido crescimento populacional nas grandes cidades, aliado à busca de lucros pela indústria automotiva, tem agravado o caos no trânsito urbano. Nos últimos 20 anos, o Brasil viu sua frota de veículos triplicar, atingindo 110 milhões de unidades em 2023, segundo o DENATRAN. A falta de investimentos públicos em transporte público, ciclovias, e sistemas de metrô ampliou a dependência de automóveis.
Áreas como mobilidade integrada (ônibus, metrô e bicicletas), planejamento urbano sustentável e transporte de massa deveriam ter sido priorizadas. Cidades como Bogotá, na Colômbia, implementaram com sucesso o TransMilenio, um sistema de ônibus rápido (BRT), que reduziu o tempo de deslocamento em até 32% e aumentou a eficiência do transporte público.
Estudos apontam que investimentos de médio e longo prazo podem incluir a expansão de sistemas ferroviários e redes de transporte público sustentáveis. Soluções como pedágios urbanos e zonas de baixa emissão, usadas em Londres, também poderiam ser aplicadas em cidades brasileiras, incentivando o uso de transporte público e reduzindo a poluição.
Fontes:
DENATRAN;
IBGE;
World Resources Institute;
Estudos do Banco Mundial sobre mobilidade urbana;
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