top of page
Foto do escritorIsaque Pers

Operação da Polícia Civil de São Paulo Desmantela Suposto Esquema de Corrupção em Previdências Municipais

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira (24/10) uma operação para investigar suspeitas de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro envolvendo os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de Jundiaí e Tatuí. O foco está no possível desvio de recursos e investimentos fraudulentos nos órgãos de previdência dessas cidades, com mandados de busca e apreensão executados em 14 locais, incluindo a capital.


Conforme apontado nas investigações, o presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), João Carlos Figueiredo, estaria entre os envolvidos. Ele teria utilizado sua posição para direcionar recursos dos RPPS para determinados fundos de investimento, intermediados por uma empresa de investigados. Segundo a Polícia, Figueiredo recebia e distribuía vantagens financeiras para outros administradores dos regimes municipais.


Um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) revelou indícios de desvio de dinheiro do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun) para contas pessoais de sócios da empresa intermediária, além de saques em espécie e possíveis transações com empresas-fantasmas. Em Tatuí, o Coaf identificou transferências suspeitas para um ex-dirigente do Tatuiprev, que teria usado laranjas para ocultar recebimentos ilegais.


A Secretaria de Segurança Pública informou que documentos, computadores, celulares e outros itens apreendidos serão encaminhados para perícia, e que a investigação prossegue em andamento.


Fontes: Google News - Metrópoles / Coluna Guilherme Amado

5 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page